Estênceis que não se perdem

BANKSY, em Londres
Há uns tempos atrás começou a me surgir um interesse pela arte de rua. Aos poucos fui observando com mais calma "os desenhos pixados" que eu cruzava nos caminhos cotidianos aqui em Joinville. Hoje já entendo melhor aquela vontade de sempre voltar pra casa por um caminho diferente - prazer que na medida do possível, cultivo até hoje. Nessas caminhadas fui sentindo de início que meus olhos estavam mais 'amaciados' para ler alguns graffitis; um pouco devido ao fascínio natural pelas manifestações da arte, outro tanto em reflexo às peças que meus olhos sempre cruzavam quando passavam por sampa. Lembro daqueles tags grifados em lugares inusitados do balacobaco e claro, também das composições em que em eram essencialmente coloridas - já que elas passavam tão rápido pela janela do onibus. São Paulo estava no meio do caminho entre São Carlos (onde eu morava) e Joinville quando eu vinha pras férias. Aquele chaos distante e tangível apenas aos olhos e à imaginação me fascinavam. Toda a imensidão cinza incrustada de vida passando rápido pela janela é até hoje uma sensação que preservo como singularidade artística da famigerada terra da garoa.

Nos papos com meu irmão Rodrigo, que mora em sampa, falei de meu interesse em street art e de cara ele já me indicou: Banksy, da Inglaterra. Quando chequei os trabalhos do artista saquei o contraste instantâneo. Sua forma de se expressar incisiva e sagaz me deixou temporariamente absorto, de cara! Dias depois acabei afastando um pouco minha atenção do tema e só após alguns meses, em um desses trajetos diferentes de volta para casa, minha percepção começou a se atinar novamente para os graffitis - graças à um estêncil em especial - graffitado numa parede avariada do centro de Joinville. Uma rápida interrupção daquelas era o que eu precisava para relembrar da arte urbana e de Banksy. Em cenários tão distantes como Londres e Joinville, a arte se aproximara novamente, dessa vez pelo insinto libertário na influência e expressão de dois artistas. Obrigado artista Joinvillense, quem sabe a gente se fala um dia.



Banksy: Site oficial
Artigo na Wikipedia
Galeria alternativa das obras do artista
---
(Em inglês) Entrevista na Revista Swindle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bola na cachola

Ditadura militar e televisão: duas forças unidas contra a liberdade de expressão brasileira

Como não falar dela?