Sinestesia

Uma forma bem bacana de curtir um som é imaginar cenas quando ouvimos música. Prática que permite conhecer a fundo o som produzido, mais espontâneamente, usufruindo às vezes de bons momentos de criação e notando detalhes de composição interessantes.
Quando se abre espaços para figuras e sensações que remetam à sonoridade da música, ficamos mais receptivos à essência, por exemplo, procurar encaixar o som da hora a algum ambiente, indagar-se sobre com o que ele pode fazer trilha sonora.

Sinestesia. Lembro que a última vez essa palavra foi num papo com meu irmão, Rodrigo, há um bom tempo. Afim de esclarecer fui ao dicionário e chequei (definição). Analisei um pouco e percebi que, em relação a música, essa é uma prática mais inconsciente
no dia-a-dia - quando lembramos de algum fato, pessoa ou sentimento. Se dispor também a criar e atrair sensações novas a respeito da música do momento pode ser uma outra boa opção.

A boa pedida é essa do Led Zeppelin, Bron-Yr-Aur. A primeira vez que a ouvi já logo visualizei as ondas do alto-mar, harmônicas, com reflexos do pôr-do-sol. Uma imagem que passou plena tranquilidade e poucas palavras, até por ser instrumental hehe.

Pensei algumas vezes sobre como Jimmy Page compôs essa música, o que ele queria passar com tal sonoridade. Sinto facilmente algo sobre a ótica de como a vida é singela. Para o início da semana, essa pode ser uma boa trilha sonora.

Abraço!






Em uma das turnês do Led nos 70, Robert Plant, fala sobre a origem do título:

"Esta é a Bron-Yr-Aur. Esse é o nome de uma pequena cabana nas montanhas da Snowdonia (região de Wales, no Reino Unido) e 'Bron-Yr-Aur' é o equivalente a 'Coração de Ouro' no idioma Galês. Escolhemos o nome pois esse lugar era realmente singular. Depois de passarmos algum tempo por lá e decidir partir por várias razões, nós não podíamos apenas deixar aquele lugar, sem levarmos lembrança alguma. Todos vocês provavelmente estiveram em algum lugar assim... apenas podemos lhe falar sobre isso e vocês não podem nos contar." (Ler o artigo, em inglês)
Ouvir umas outras do Led.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bola na cachola

Ditadura militar e televisão: duas forças unidas contra a liberdade de expressão brasileira

Como não falar dela?